segunda-feira, 17 de setembro de 2012

I - MEDICINA NATURAL INTEGRAL


O verdadeiro conhecimento move as coisas num sentido evolucionista, tecnológico e humanista. 

Quem exerce a arte da Medicina de acordo com o Sentido, harmoniza-se física, intelectual e espiritualmente, em sintonia com as próprias manifestações da natureza.

Filosofia Naturista aplicada à ciência da cura baseia-se em duas grandes correntes filosóficas: a Taoista e a Hipocrática

Dois preceitos sintetizam e definem o conteúdo destas duas correntes filosóficas: 

1. "O Homem obedece ao céu e à Terra." (Lao Tzu)

2. "Que a tua medicina seja o teu alimento, e que o teu alimento seja a tua medicina." (Hipócrates)

A Filosofia Taoista e a Hipocrática implícam a ideia de evolução e progresso, tanto a nível físico, como a nível intelectual, entendendo o organismo como uma unidade físico-emocional. 

Qualquer corpo doutrino-filosófico deixa de o ser quando inibe, na sua própria ação, a aplicação das leis que lhes estão intrínsecas. 

Qualquer ideia ou ato, cujo sentido seja contrário ao não cumprimento desta ideia Filosófica não deveria chamar-se Natura.

A “Asociacíon Escuela de Alquinatura” (Medicina Natural Integral) foi criada com a ideia de cumprir estes preceitos filosóficos, o mais coerentemente possível, tentando recolher informação através do conhecimento empírico; herança de sabedoria que nos deixaram os nossos antepassados, enriquecida com os conhecimentos que a ciência moderna acrescenta, tais como anatomia, fisiologia e todas as tecnologias modernas que possam ser úteis, sem causar dano ao sistema orgânico (não agressivas). 


ALQUINATURA é a justaposição destes dois conceitos que, associados, resultam numa visão mais profunda e clarificadora do que se pretende. 
NATURA: de natureza; entendendo-se "qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo". 
ALQUIMIA: de transformação; entendendo-se, de forma superficial e vulgar, a ideia da Alquimia como transformação de outros metais em ouro. 
Isto não deixa de ser uma mera alegoria, referente à transmutação do próprio organismo. 
Transformar o organismo doente, oxidado (metal que se oxida) num organismo saudável, vivo, que não se oxida (ouro). Impuro em puro.

ALQUI" = Alquimia   +   "NATURA" = natureza

A palavra ALQUINATURA resume a ideia de que através da Natura "Terapia Natural Integral" transforma-se o organismo e alcança-se a saúde.

1 comentário:

  1. Enhorabuena por este, nuestro blog, que este aire alquinaturista recorra nuestra conciencia invitando a la justicia a actuar por el bien de la humanidad.

    ResponderEliminar