segunda-feira, 17 de setembro de 2012

VI - O NÚMERO 7: O CONHECIMENTO


"O Senhor disse a Moisés:
Fala a Aarão e diz-lhe: ‘Quando levantares as lâmpadas, é para diante do candelabro que as sete lâmpadas devem projetar luz.»
Assim fez Aarão; diante do candelabro levantou as lâmpadas, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Esta foi a obra do candelabro: uma peça de ouro batido desde a base até aos ramos, uma peça única. Conforme o modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim fez ele o candelabro. 
 (Números 8: 1-4)
Comentário
O “candelabro", que serve para iluminar (tal como a luz da candeia, daí o termo "candelabro” quando o acendemos), significa que há luz, que ilumina o que está à nossa frente, a luz permite-nos ver, o contrário da escuridão, que define a cegueira e a ignorância.


A LUZ É O CONHECIMENTO, É A PORTA DE ENTRADA DE TODAS AS MARAVILHAS
Diz-se que em algumas tradições judaicas, afirmava-se que Abraão obteve do mesmo Hermes muitos dos conhecimentos que possuía.
A filosofia de Hermes é-nos apresentada como "secreta", "reservada" pelo ditado "não dar pérolas aos porcos", ou "dar o leite às crianças e alimentos sólidos aos adultos", máxima, de que nos fala, as Sagradas Escrituras; mas é claro, Jesus não se referia a que se deva resguardar o conhecimento, mas sim que não deve ser dado àqueles que o rejeitam, ou não o querem entender por imaturidade.
O Hermetista nunca entendeu conveniente misturar a teologia com a filosofia, talvez por pensar que a teologia (Teo: Deus - Lógia: Conhecimento) era inspirada pela própria divindade e filosofia, que é amor à sabedoria e tem como  génese a própria idiossincrasia do homem. Podemos interpretar o termo hermético como um exclusivismo daqueles que estão em contacto com os deuses, e nem todos podemos fazê-lo.
Não é conveniente misturar o trigo com o joio! Misturar a teologia e a filosofia é degenerar em conhecimento segundo  os Hermetistas. Esta  afirmação é como dizer que, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino degeneraram o conhecimento, uma vez que ambos foram teólogos e filósofos.
Dentro das várias correntes filosóficas há uma que é a da  "A DISPUTA OU RIGOR”. Precisamente este método filosófico é atribuído a S. Tomás de Aquino (Filosofia Escolástica), e que consiste em contrapor opiniões contrastantes, analisando e distinguindo o verdadeiro do falso. Comecemos por analisar um dos princípios da filosofia hermética, um dos Sete Princípios herméticos:

"O TODO é  mente, o Universo é mental".
                                                              (O Kibalion)

"Esse princípio contém a verdade de que «tudo é mente». Explica que o TODO, que é a realidade substancial que se oculta por detrás de todas as manifestações e aparências que conhecemos sob os nomes do «universo material», «fenómenos da vida», «matéria», «energia», etc., [...]  Explica também que todo o mundo fenomenal ou universo é uma criação mental do TODO, em cuja mente vivemos, nos movemos e temos nosso ser. Este princípio, ao estabelecer a Natureza Mental do Universo, explica facilmente os vários fenómenos mentais e psíquicos que tanto têm preocupado a atenção do público e que, sem tal explicação não são compreensíveis e desafiam a hipótese científica. A compreensão deste Princípio hermético do Mentalismo habilita o indivíduo a realizar e conhecer as leis que regem o inverso mental, aplicando-as ao seu bem-estar e desenvolvimento. O estudante de filosofia hermética pode  utilizar conscientemente as grandes leis mentais, em vez de usá-las por casualidade ou ser usado por elas. Com a chave mestra em seu poder, o discípulo pode abrir as portas do Templo do conhecimento mental e psíquico e entrar nele mesmo, livre e inteligentemente. Este princípio explica a verdadeira natureza da energia, da força e da matéria, e como e porquê todas elas estão subordinadas ao domínio da mente. Um dos mestres antigos há muito escreveu: "Aquele que compreenda a verdade de que o universo é mental, está bem avançado no caminho dos buscadores”. E essas palavras são tão verdadeiras hoje como eram quando foram escritas. Sem esta chave mestra é impossível aceder à Sabedoria, e o aluno que não a possua em vão baterá à porta do Templo.”
Comentário
O mental é tudo o que emana da mente. A mente é a parte do organismo que se corresponde com a zona intelectual e emocional e que está situada no Tálamo (Diencéfalo).


 O PENSAMENTO É O DECORRER DE UM ESTADO NEURONAL
O pensamento é impossível se não houver corpo físico que o sustente, o pensamento como tal é o decorrer de um estado neuronal vibratório, não se pode pensar sem um suporte físico, o espectro mental é como a gravação de um CD de música, necessita da estrutura do CD para ser gravado.
O universo poderá ser qualquer outra coisa, mas não Mente. Esta (mente/pensamento) é a expressão de um organismo  evoluído. É possível que os herméticos tenham confundido o termo Mente com Consciência, pois esta sim é realmente o universo e todos os elementos, seres ou coisas que o compõem, mas a Consciência como tal, tem que ser distinta. Não têm o mesmo nível de consciência uma nota musical, uma árvore, um animal, um homem ou um anjo.
A consciência é o que os taoistas chamam Tao, que é a interação de dois elementos: Yin - Yang. O Tao ou Consciência é o que se manifesta em todos os seres e coisas em função do seu estado  evolutivo. Falando sobre a consciência de uma árvore, a raiz dirige-se para o local onde há água porque precisa dela para viver, a árvore tem consciência do que necessita para sobreviver - "A vida procura seu caminho". Esta consciência é determinada com base em leis físicas: no caso da raiz da árvore, esta tem recetores bioquímicos para detetar a humidade.


O CÉREBRO PODE SER MANIPULADO À DISTÂNCIA
Dizer que Abraão obteve muitos dos seus conhecimentos de Hermes é como dizer que Jesus teve que ir à Índia para se tornar Mestre.
Estas declarações revelam uma falta de conhecimento da realidade que nos rodeia e que transcende a esfera do terreno. Se soubessem que o nosso cérebro (Diencéfalo) é algo similar a um computador, o qual à distância se pode programar, predispor e manipular nos seus pensamentos e a personalidade...
Alguns dirão: “Não somos livres?!"
Na realidade: NÃO!
Não te confundas, precisamente por isso veio Cristo para nos redimir - "O Salvador" - para nos libertar da força dos governantes das trevas.


O DIABO É O GRANDE MANIPULADOR DA MENTE
"Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir.". Ninguém pode estar protegido, senão com a armadura de Deus. É o diabo quem governa o mundo.
"E bem sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno"
(1 Juan 5: 19) (1ª carta de João 5: 19)

O diabo governa o mundo mantendo-o submetido a uma grande rede: a rede do grande rebanho, mas tem outras pequenas redes para aqueles que tentam sair. Talvez muitos daqueles em que acreditamos, e que são considerados sábios, estejam presos nestas pequenas redes, alimentados pelo seu próprio dogma e ego dos seus seguidores.
Enquanto o mundo se movimenta de forma drástica, a verdadeira realidade é: guerra, fome, miséria, exploração e destruição do ecossistema. Tudo o que este sistema gerou serve ao Diabo (sistema capitalista), que terminará por destruir a humanidade; enquanto isso, os sábios, seus seguidores, e iluminados, também terão sucumbido.


NINGUÉM É SÁBIO SE PRIMEIRO NÃO FOR JUSTO
O verdadeiro sábio muda as coisas.

O sábio não pensa que o seu semelhante não o seja, sinal que todavia sê-lo não o tocou.

O verdadeiro sábio sabe que para mudar o mundo, o mundo deve tornar-se sábio.

Não é do sábio, a vaidade.

O sábio que estima a vida não tem propósitos.

Quem não estima a justiça, pouco deve saber.

O indulgente alimenta o caos, "E às águas turvas, a ganância dos pescadores".

O ego é apenas a ilusão do conhecimento.

O rio do conhecimento sempre vem do céu.

A raiz do conhecimento é sempre a humildade.

Tudo o que brilha morre.

O que anda sem pôr os pés no chão, tropeça.

O efeito do conhecimento é a flexibilidade.

Quando um sábio ouve falar do conhecimento, age de acordo com ele.

Quando alguém que crer ser sábio, ouve falar do conhecimento, põe-no em dúvida.

Quando o "Sábio" se despe do ego e ouve falar do conhecimento, apenas se ri.


UM GRANDE SÁBIO DIZ:
O conhecimento sendo claro não se vê.

Sendo o progresso, fica retraído.
E ainda que fácil, parece difícil.

E sobretudo, se o abraças podes queimar-te.

PORQUE, QUEM NÃO SE QUEIMOU AO ABRAÇAR O CONHECIMENTO?

QUEM PODE VIVER TRANQUILO COM O CONHECIMENTO?

Quem não morre para encontrá-lo.

Quem não ficou doente, quando o encontrou.

Quem não sofreu.

A quem não prenderam ou marginalizaram.







Sem comentários:

Enviar um comentário